A Volkswagen está a diversificar a sua
gama em todos os segmentos. Já não é o carro do povo, como foi
inicialmente criada, mas sim uma marca com uma gama bem diversa. Desde o
acessível Fox até ao seu porta estandarte Phaeton, a Volkswagen atingiu
todos os segmentos e agora ataca o único onde não está representada,
nas Pick-ups.
Mas isso acabou, e após uns concept cars, heis que são desvendadas as fotos do seu novo bébé, o Amarok.
Esta pick-up vai estar
disponível no início de 2010 apenas na versão de cabine dupla, seguida
do modelo de cabine simples somente em 2011.
Esteticamente apresenta um
design muito agradável, indo buscar o ADN estilístico aos mais recentes
produtos da marca. Transmite uma sensação de robustez, e como se espera
por parte do construtor de Wolfsburg, bem apetrechada a nível
tecnológico, excelentes motores e elevado conforto, qualidade e
durabilidade.
A produção está prestes a
começar na fábrica da Volkswagen em Buenos Aires, Argentina, e daí será
exportada para todo o mundo, estando prevista a sua chegada aos mercados
da América do Sul no início de 2010 e à Europa no verão.
A capacidade de carga útil é até
1,15 toneladas e o limite máximo de reboque é de 2,8 toneladas.
Apresenta uma área de 2,52 m2 de carga, a maior da sua classe com 1.555
milímetros de comprimento e 1.620 milímetros de largura e espaço entre
os arcos das rodas de 1.222 milímetros. Pela primeira vez numa pick-up
média será possível transportar euro paletes de lado, economizando
espaço.
Com 5,25 metros de comprimento, com um chassis de escada terá tracção traseira ou comutáveis ou permanente 4motion 4X4.
A tracção total às quatro rodas é
uma raridade no segmento, e usa um diferencial Torsen para distribuir a
tracção na proporção 40:60. O bloqueio do diferencial traseiro está
disponível.
Debaixo do capot estarão
disponíveis duas opções ao nível das motorizações. Trata-se do já
conhecido bloco 2,0 litros TDI common rail com uma versão de 163 cv e um
binário de 400 Nm às 1500 rpm ou com 122 cv e um binário de 340 Nm às
2000 rpm, ambos acoplados a uma caixa de 6 velocidades.
A Volkswagen aponta como
principais mercados do Amarok a América do Sul, África do Sul e
Austrália, dado que devido à versatilidade das pick-ups são mais
procuradas nessas regiões. Contudo, também é esperado tornar-se num
sucesso de vendas na Europa.
No comments:
Post a Comment